
Um Trágico Incidente
No final da tarde de quarta-feira, um homem de 72 anos foi encontrado morto na ria de Aveiro, na Gafanha do Carmo, enquanto realizava a apanha de moliço. Este trágico evento desencadeou a intervenção de diversas autoridades, incluindo a polícia marítima e os bombeiros voluntários de Ílhavo.
A Resposta das Autoridades
A Guarda Nacional Republicana (GNR) foi a primeira a dar o alerta, reportando um corpo encontrado próximo da margem da ria. Com base nessas informações, os elementos do comando-local da Polícia Marítima de Aveiro, assim como a viatura médica de emergência e reanimação (VMER) do INEM, foram mobilizados para o local do incidente. Ao chegarem, os socorristas encontraram o corpo do homem na água e iniciaram manobras de reanimação, mas infelizmente não conseguiram reverter a situação.
Apoio aos Familiares
Após a declaração de óbito pelo médico do INEM no local, o corpo foi transportado para o gabinete médico-legal e forense do Baixo Vouga. A Polícia Marítima, em um gesto de compaixão, ativou seu gabinete de psicologia para prestar apoio psicológico aos familiares da vítima, num momento tão doloroso.
Este incidente sublinha a necessidade de reforçar a segurança nas atividades realizadas nas águas da ria de Aveiro e os riscos associados à apanha de moliço, um trabalho comum na região, mas que exige cuidados redobrados.