
Monumentos em Situação de Alerta
A Câmara Municipal de Sintra anunciou que, em virtude da situação de alerta devido ao risco elevado de incêndios florestais, os monumentos localizados no perímetro florestal da Serra de Sintra estarão encerrados até terça-feira. Essa decisão abrange vários locais icônicos, incluindo o Parque e Palácio Nacional da Pena e o Castelo dos Mouros, entre outros.
Exceções ao Encerramento
Apesar do estado de alerta, duas das mais importantes atrações turísticas da região, o Palácio Nacional da Vila de Sintra e o Palácio Nacional de Queluz, permanecerão abertas ao público. A Câmara Municipal garantiu que o funcionamento habitual desses palácios não será afetado, permitindo que visitantes ainda possam apreciar a rica história e arquitetura que estes locais oferecem.
Medidas de Proteção e Acesso Controlado
Desde às 13h00 do dia 15 de setembro até o dia 17 de setembro, todos os acessos aos monumentos dentro da área interdita estarão bloqueados. Essa medida é essencial para garantir a segurança tanto dos visitantes quanto da biodiversidade da Serra. As cancelas já estão em funcionamento e o acesso é restrito a veículos de emergência e proteção civil.
Para preservar a integridade da flora e fauna desta região, a autarquia destacou que atividades que utilizem equipamentos que possam gerar faíscas, como motosserras e roçadoras, também estão proibidas. A Serra de Sintra é uma área sensível ao risco de incêndio, e estas precauções são fundamentais para a manutenção e conservação do espaço, reconhecido como de interesse global, nacional e municipal.