
O Que é o Síndrome do Lobisomem?
O “síndrome do lobisomem”, também conhecido como hipertricose, é uma condição rara que provoca o crescimento anormal de pelos em áreas do corpo onde normalmente não estão presentes, exceto no couro cabeludo. Esta condição tem gerado preocupação, especialmente após a revelação de 11 novos casos em bebés na Europa.
Causas da Hipertricose em Bebés
Um recente estudo realizado pelo Centro de Farmacovigilância de Navarra (CFN) na Espanha descobriu que vários bebés afetados tinham contacto com pais que utilizavam o minoxidil, um medicamento comum na luta contra a calvície. O minoxidil é aplicado no couro cabeludo ou administrado oralmente, visando estimular o crescimento capilar. O caso mais notório foi de um bebé que, em dois meses, apresentou um crescimento excessivo de pelos nas costas e coxas.
Implicações e Conclusões
A investigação revelou que os sintomas em bebés desaparecem completamente após a interrupção do contacto com o minoxidil. O CFN alertou para o risco de transferência do medicamento para os bebés por via oral ou por contacto direto, dado que a pele sensível dos bebés facilita a absorção de substâncias potencialmente tóxicas. Em resposta, o Comité Europeu de Avaliação do Risco de Farmacovigilância (PRAC) atualizou os avisos relacionados a medicamentos contendo minoxidil, enfatizando a necessidade de precaução, especialmente no contexto do uso em lares com bebés.