
Desafios no Combate ao Fogo em Gondomar
Na madrugada de hoje, o presidente da câmara de Gondomar, Marco Martins, relatou as dificuldades enfrentadas no combate aos incêndios que afetam o concelho do distrito do Porto. A situação foi descrita pelo autarca como ‘complicada’, com várias frentes de fogo ativas que exigem esforços significativos das equipes de emergência.
Impacto nas Comunidades Locais
A medida necessária para garantir a segurança da população levou à evacuação de algumas habitações na zona de Branzelo, em Melres. O comando-geral da GNR confirmou que a população foi retirada da área ao redor devido à proximidade das chamas. Embora não tenham sido revelados números exatos sobre as habitações abandonadas, a preocupação com a segurança dos residentes é evidente.
Operações em Curso e Resposta das Autoridades
Segundo informações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), cerca de 186 operacionais, apoiados por 42 viaturas, estão envolvidos no combate às chamas. Até as 3h00, a luta contra o fogo continuava intensa. As principais áreas de preocupação, de acordo com Marco Martins, estão nas regiões de Melres e Covelo, onde o incêndio representa um risco elevado à integridade das comunidades.