
Incêndio em Silvares: Situação Atual
Atualmente, mais de 400 operacionais estão a combater um incêndio de grandes dimensões na região do Fundão. As chamas, que iniciaram ao final da manhã, consomem uma vasta área de pinhal e ainda se mantêm ativas, especialmente próximas da vila de Silvares, na Serra da Gardunha.
Mobilização de Recursos
Segundo as informações fornecidas pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, os operativos são apoiados por 122 viaturas terrestres e seis meios aéreos. Às 17h45, a mobilização de personalidades e equipamentos continuava intensa, dado que o incêndio está longe de ser dominado, com as autoridades a alertarem para a possibilidade de mudança nas condições meteorológicas devido ao vento.
Desafios no Combate ao Incêndio
O autarca do Fundão, Paulo Fernandes, destacou que o incêndio apresenta uma frente de sete quilómetros e que o perigo para a vila de Silvares é crescente. Entre as preocupações estão os ventos a alcançar 30 quilómetros por hora, que complicam ainda mais o trabalho de contenção das chamas. Além disso, o terreno acidentado na região torna as atividades de combate bastante desafiadoras. As autoridades esperam que a queda de temperatura prevista para a noite traga algum alívio às operações.